USP - Universidade de São Paulo

Microscópio Eletrônico de Varredura com emissão de campo (MEV-FEG)

Marca: Japan Electron Optics Ltd. (JEOL)
Modelo: JSM 7200F

Comitê Gestor
  • Diretor Prof. Dr. Daniel Rodrigues Cardoso
  • Prof. Dr. Emanuel Carrilho
  • Prof. Dr. Antonio Carlos Bender Burtoloso
  • Prof. Dr. Laudemir Carlos Varanda
  • Prof. Dr. Victor Marcelo Deflon
Considerações Técnicas

Responsável: Dr. Marcio de Paula

Equipamento: Microscópio Eletrônico de Varredura - Marca: JEOL - Modelo: JSM 7200F

Ano de Aquisição: 2019 - FINEP

Valor: $ 280.000,00  dólares

Técnica de Análise: O MEV-FEG JEOL JSM 7200F permite visualizar a morfologia dos mais diferentes tipos de materiais em alta resolução em altas e baixas tensão de aceleração. O equipamento possui um sistema de microanálise por EDS da BRUKER (XFLASH 6-60) com uma janela de 60mm², que permite a identificação e quantificação dos elementos químicos presentes em uma amostra através de análises por área, pontual e em linha. Outra funcionalidade é a geração de mapas elementares individuais ou sobrepostos dos elementos químicos presentes da região observada em uma amostra.

Normas de Uso

O equipamento está disponibilizado para prestação de serviços à toda comunidade científica tanto do IQSC/USP, quanto para quaisquer unidades de ensino pertencentes ou não a USP, centros de pesquisa e empresas privadas de qualquer natureza de nosso país.
Para utilização, os usuários deverão primeiramente efetuar o agendamento diretamente com o técnico e as análises serão realizadas segundo a ordem de agendamento e a disponibilidade do aparelho. Esse agendamento poderá ser feito por e-mail, telefone ou pessoalmente no laboratório. Após o agendamento, o usuário receberá uma ficha de autorização contendo as normas de uso, preços, etc... na qual deverá ser impressa, assinada pelo responsável e entregue na data agendada para a realização das análises.
Os usuários deverão deixar suas amostras para as análises com técnico no mínimo 48 horas antes do horário agendado.

Taxa de Utilização

O valor da análise está discriminado abaixo

IQSC Un. Externas Indústria
MEV FEG R$ 100,00/hora R$ 200,00/ hora R$ 400,00/ hora
MEV FEG com EDX R$ 150,00/hora R$ 300,00/ hora R$ 500,00/ hora
Metalização C R$ 30,00/procedimento* R$ 50,00/procedimento* R$ 100,00/procedimento*
Metalização Au R$ 50,00/procedimento* R$ 75,00/procedimento* R$ 100,00/procedimento*
Metalização Pt R$ 75,00/procedimento* R$ 100,00/procedimento* R$ 120,00/procedimento*
Metalização W R$ 40,00/procedimento* R$ 60,00/procedimento* R$ 80,00/procedimento*

* Procedimento se refere à máxima quantidade de amostras que é possível inserir na câmara da metalizadora. Se o tamanho das amostras for aquele limitado ao tamanho do stub (1cm de diâmetro), caberá 10 amostras.

Consulte a agenda do Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) abaixo.

Os horários na agenda são atualizados uma vez por dia. Assim, a indicação de horário em branco não significa, necessariamente, que será possível utilizar o equipamento no momento em questão. Isso é devido a vários fatores, como:
1. o técnico que opera o microscópio pode estar em analise ou ocupado com outras atividades;
2. o equipamento pode estar apresentando algum problema técnico que ainda não foi informado na agenda.

Dessa forma, verifique um horário na agenda e entre em contato com o Sr. Márcio de Paula por e-mail (marcio@iqsc.usp.br) ou via fone(16 3373-8785) para verificar a real disponibilidade do microscópio no dia pretendido. Ao entrar em contato, informe o número e o máximo de informações das amostras para que o microscopista possa avaliar o tempo e a possibilidade de realização das análises.

Manual da metalizadora Desk_V