USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Compartilhamento e agendamento

Compartilhamento dos equipamentos

Os equipamentos são disponibilizados para toda a comunidade científica do Brasil e do exterior e para empresas privadas e governamentais.

A utilização do equipamento pode ocorrer em duas modalidades:

a) Realização de análises por técnicos especializados da CAQI.

Em caso de análises realizadas por técnicos especializados da CAQI, pode ser solicitado, a critério da equipe técnica e do Comitê Gestor, o acompanhamento pelo pesquisador interessado.

b) Uso do equipamento pelo próprio pesquisador interessado, desde que devidamente treinado e habilitado para operar o equipamento.

Em caso de solicitação de tempo de uso do equipamento, o pesquisador interessado deverá apresentar um plano de trabalho conciso, com os principais objetivos e justificativa da necessidade do uso do equipamento, bem como outras informações relevantes. O pedido será analisado pela equipe técnica responsável e poderá ser indeferido, a critério do Comitê Gestor, caso haja incompatibilidade do uso pretendido com as características do equipamento. Os usuários deverão ser previamente treinados pela equipe da CAQI e o uso de equipamento será sempre acompanhado por um técnico especializado da CAQI.

Agendamento

Para as duas modalidades de utilização dos equipamentos deve ser feito o agendamento prévio.

As solicitações de agendamento podem ser efetuadas através da página da CAQI na Plataforma USPMulti (https://uspmulti.prp.usp.br/public/centrais/38) ou entrando em contato diretamente com a CAQI, através do e-mail caqi@iqsc.usp.br.

A agenda de uso de cada equipamento ficará disponível na internet, na página do respectivo equipamento, no site da CAQI (www.caqi.iqsc.usp.br).

Prioridades no agendamento

Visando manter a integridade dos equipamentos e o atendimento à comunidade científica, o agendamento dos equipamentos seguirá a seguinte prioridade:

1 – Reserva de agenda para manutenções preventivas e corretivas do equipamento e sua infraestrutura;

2 – Utilização no desenvolvimento do(s) projeto(s) de pesquisa(s) que proporcionou os recursos para aquisição do equipamento, quando for o caso;

3 – Pesquisadores do Brasil e do exterior e prestação de serviços para empresas privadas e governamentais.

A única modalidade de agendamento que pode se sobrepor a outras já agendadas é a destinada à manutenção corretiva do equipamento e da sua infraestrutura.

Custos pelo uso dos equipamentos

A CAQI não possui fins lucrativos, porém, visando cobrir os custos básicos para o funcionamento pleno dos equipamentos, a Comissão Gestora da CAQI fixará valores para a realização de análises e/ou pelo tempo de uso do equipamento.

São estabelecidos valores diferenciados para pesquisadores e para a prestação de serviços para empresas governamentais e privadas, sendo que os pesquisadores de instituições públicas terão custo mais vantajoso.

O Comitê Gestor poderá também estipular a cobrança de valor parcial em casos de desistência intempestiva de agendamento de tempo de uso do equipamento, além de compensação por danos ao equipamento e à infraestrutura da CAQI, ou por desperdício de insumos.

O recolhimento das taxas de cobrança pelo uso do(s) equipamento(s) será feito pelo setor de Tesouraria do IQSC ou pela Fundação de Apoio à Física e à Química (FAFQ), a qual possui acordo de cooperação com a USP, ou ainda pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).