O equipamento solicitado é um Analisador dinâmico de fluxo de quimissorção CHEMBET PULSAR, Antonn Parr. O equipamento é multitécnica permitindo caracterização de amostras sólidas no que diz respeito à sua textura (área superficial específica monoponto), acidez por dessorção programada de amônia, reatividade (Fisissorção e quimissorção) e área metálica acessível por redução à temperatura programada (TPD).
O equipamento será instalado no laboratório do Grupo de Química e Materiais Híbridos e Inorgânicos do Instituto de Química de São Carlos na área 2 do Campus de São Carlos em sala já reservada para este fim, portanto, não requer adaptações de infraestrutura. Os equipamentos instalados neste laboratório já são utilizados por usuários externos ao Grupo de Pesquisa, com a supervisão de pesquisadores do Grupo de Química de Materiais Híbridos e Inorgânicos, mediante agendamento e análise prévia de pertinência e segurança dos experimentos, e o mesmo será aplicado ao equipamento em questão. Usuários que tenham interesse em utilizar o equipamento, sejam do IQSC ou de qualquer outra instituição, deverão submeter ao comitê gestor, via e-mail o formulário disponível online na página da Central de Análises Químicas Instrumentais – CAQI, (http://caqi.iqsc.usp.br). Neste deve constar plano de trabalho conciso contendo os principais objetivos do experimento e justificativas da necessidade do uso do equipamento, bem como as informações sobre as substâncias a serem manipuladas. O pedido será analisado. Caso haja incompatibilidade do experimento a ser realizado com o ambiente da sala, ou caso o experimento possa ser realizado por equipamento convencional, tem-se a prerrogativa do indeferimento. O agendamento será mensal, mediante preenchimento de formulário específico, priorizando-se os Projetos Associados e Complementares desta solicitação. Além do Comitê Gestor haverá um Comitê de Usuários formado por ao menos dois pesquisadores do IQSC/USP, a serem nomeados. Este Comitê terá a função de dar retorno ao Comitê Gestor sobre o funcionamento e operação do equipamento multiusuário.
Será constituída uma Comissão Gestora a qual será composta conforme descrito a seguir: (i) um coordenador que corresponde ao pesquisador do IQSC responsável pela Proposta EMU; (ii) um pesquisador associado ao projeto responsável pelo EMU; (iii) um membro do corpo docente do IQSC. A Comissão Gestora terá como responsabilidade zelar pelo bom funcionamento do Equipamento multiusuário e dos demais equipamentos que compõem o laboratório de preparação de amostras de forma a manter o fluxo e a demanda de realização de medidas fixando procedimentos, normas e estratégias de utilização estabelecidas em reuniões periódicas da Comissão. Cabe essencialmente a Comissão Gestora, dentre outras responsabilidades:
Garantir o acesso universal da comunidade científica de modo que não seja estabelecido nenhum tipo de preferência no tempo e na ordem da realização das medidas;
2. Estabelecer as normas de utilização, forma de encaminhamento de solicitação de análise, e os custos de cada tipo de análise possibilitada pelo equipamento multiusuário adquirido, bem como os custos precedentes com a preparação das amostras;
3. Manter atualizado e garantir a divulgação dos procedimentos a serem adotados pelos usuários para a solicitação e feitio das análises com ampla divulgação através de uma WEBPAGE instalada no servidor da Instituição Sede e da colocação de links nas páginas das unidades colaboradoras;
4. Gerenciar a manutenção do equipamento e a reposição de insumos sempre que esses se fizerem necessários em conjunto com o Técnico Responsável;
5. Garantir a realização de cursos e treinamentos periódicos para a formação de usuários/operadores para que os mesmos possam, uma vez que devidamente treinados, realizar a preparação e a análise de suas próprias amostras.
6. Gerenciar qualquer questão que envolva o equipamento multiusuário e os demais equipamentos que compõem o laboratório de preparação de amostras.
As análises serão realizadas pelo responsável ou por operadores devidamente treinados. O treinamento bem como a realização de cursos de aperfeiçoamento será oferecido periodicamente pelo responsável pelo equipamento bem como por outros pesquisadores envolvidos na proposta ou na forma de convidados a ministrar cursos e/ou palestras que visem o aprimoramento do conhecimento da teórica e da prática de realização de análises.
A Instituição Sede do projeto irá manter uma página WEB contendo a descrição do equipamento, suas potencialidades, a descrição do Comitê Gestor e do Comitê de Usuários, formulários de dúvidas e de solicitação de agendamento. Nas páginas Web das demais instituições que fazem parte do projeto, será mantido um link em local de fácil visualização que redirecionará os usuários para a página principal do laboratório esperando assim aumentar a divulgação da existência do equipamento e dos serviços oferecidos. Esse link, conforme disponibilidade, também poderia estar disponível na página FAPESP.
© 2016-2023 | IQSC/USP | Produzido por STI